Proposições acerca do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: uma Revisão Bibliográfica

Autores

  • Lucas Rodrigo Santos de Almeida Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. http://orcid.org/0000-0001-9203-1151
  • Eugênia de Paula Benício Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
  • Josebede Angélica Guilherme da Silva Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p109

Resumo

O objetivo geral do artigo é analisar, a partir da revisão de literatura, as proposições acerca do ensino de empreendedorismo nas IES brasileiras. Quanto aos métodos, o estudo, é: bibliográfico, exploratório e qualitativo. A pesquisa identificou, que para construção de uma educação empreendedora de qualidade é necessária a integração da sociedade (com as IES e as escolas), além dos programas de empreendedorismo focarem no (a): know-how, formação empreendedora, desenvolvimento de habilidades, abertura de negócios, espírito empreendedor, engajamento empresarial, reconhecimento de aptidões, aprendizagem, desenvolvimento pessoal, vivência empresarial, desenvolvimento das disciplinas etc. Conclui-se, portanto, que as disciplinas, cursos e programas de ensino em empreendedorismo, estejam focados no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das aptidões e habilidades dos alunos, em interação com os professores.   

Biografia do Autor

Lucas Rodrigo Santos de Almeida, Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO.

Professor do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda (2019), Especialista em Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco e Graduado em Administração (2019), pela Faculdade Joaquim Nabuco (2016).

Eugênia de Paula Benício Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Possui Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco.

Josebede Angélica Guilherme da Silva, Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO

Possui Mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE, (2012). Pós-graduação em Literatura Brasileira e Outras Artes, (2009). Possui Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua portuguesa e Inglesa, (2007). Possui especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Educação no Ensino Superior, Literatura e Ensino, Currículo do Ensino Superior, Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Portuguesa, Comunicação e Produção Textual. Atualmente realiza pesquisas no Currículo do Ensino Superior. Participa do grupo de pesquisas NELI - Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose pela UFPE. Tem experiência docente no Ensino Superior na área de Comunicação com ênfase em Comunicação e Expressão e Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, atuando principalmente nos seguintes cursos: Direito, Recursos Humanos e Logística. É professora do Ensino Superior da Universidade Joaquim Nabuco. É membro do NDE da Universidade Joaquim Nabuco. Possui experiência docente no curso de Especialização pelo IEPE - Instituto Educacional de Pernambuco, e UPE - Universidade de Pernambuco, atuando na disciplina de Linguística e Trabalho de Conclusão de curso. É Formadora do GESTAR em Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. É avaliadora de textos pelo CESPE - UNB - Universidade de Brasília.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Almeida, L. R. S. de, Cordeiro, E. de P. B., & Silva, J. A. G. da. (2018). Proposições acerca do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: uma Revisão Bibliográfica. Revista De Ciências Da Administração, 20(52), 109–122. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p109

Edição

Seção

Artigos