Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil

Autores

  • Caio Sousa Silva Centro universitário FEI
  • Edson Sadao Iizuka Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p123

Resumo

Este estudo teve como objetivo desenvolver um mapeamento de negócios sociais no Brasil para criação de um banco de dados e, em seguida, analisar as empresas encontradas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual identificou-se os atores deste campo que contribuem para a melhoria social. Após um levantamento sistemático chegou-se a 200 negócios sociais  espalhados pelo Brasil e 23 aceleradoras/investidoras. Os resultados indicam que essas empresas encontram-se num estágio inicial de negócios e que 92% não possui restrição na distribuição de lucros. Em relação aos modelos de empresas encontrou-se: 6 Empresas Cooperativas (3%); 13 Empresas Base da Pirâmide (6,5%); 17 Negócios Inclusivos (8,5%); 3 Empresas do Modelo B Corp (1,5%) e 161 Negócios Sociais (80,5%). A literatura acadêmica indica a necessidade de pesquisas com mais casos e exemplos concretos de negócios sociais. Portanto, ter uma base de dados empírica auxilia o desenvolvimento de novos artigos e teses sobre a temática.

Biografia do Autor

Caio Sousa Silva, Centro universitário FEI

Caio Sousa é Mestrando e Graduado pelo Centro Universitário da FEI no curso de Administração de Empresas. Foi Diretor Presidente na Empresa FEI Júnior SP, empresa de consultoria empresarial no qual é o fundador. Está se especializando na área do empreendedorismo. Foi Pesquisador de Iniciação Científica nos temas: Estudo Bibliométrico da Produção Científica sobre Empreendedorismo nos Periódicos de Alto Impacto no Brasil (2014), "Negócios Sociais no Brasil" (2015) e "A contribuição da compra de inovações pelas Forças Armadas do Brasil" (2016), e "Metodologias Ativas de Ensino em Administração: Pesquisa sobre Aprendizagem baseada em problemas (PBL) "(2017).

Edson Sadao Iizuka, Centro Universitário FEI

Edson Sadao Iizuka é Graduado (1996), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Especialista em Liderança para o Terceiro Setor (1999) e ex-trainee GIFE (programa que foi apoiado pela Fundação Kellogg - 1998/1999). É vice-presidente da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) eleito para o biênio 2016-2017. É docente no curso de Graduação em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013) e pertence ao corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013). Tem como principais temáticas de pesquisa: Gestão Social; Inovação na Gestão Pública Local; Ensino e Aprendizagem em Administração, Negócios Sociais e Empreendedorismo (ênfase no Empreendedorismo Social).

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Silva, C. S., & Iizuka, E. S. (2018). Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 20(52), 123–137. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p123

Edição

Seção

Artigos