Marketing de Relacionamento e Customer Relationship Management: uma análise da produção científica nacional à luz do componente “recursos humanos”

Autores

  • Wesley Ricardo Souza Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS/CPAR e UNINOVE
  • Eliana Cunico Fasul - Faculdade Sul Brasil e UNINOVE
  • Cristiane Drebes Pedron UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p9

Resumo

Esta pesquisa procurou verificar se a componente “recursos humanos” está sendo considerada na produção acadêmica brasileira sobre Marketing de Relacionamento e Customer Relationship Management (CRM). Foram analisados artigos publicados nas revistas de Administração, com Qualis A2 a B1, incluindo apenas um B2, no período de 2008 a 2013. Por meio da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo dos artigos, constatou-se que ainda é embrionário o esforço nesta temática. Dos 23 artigos que trataram sobre Marketing de Relacionamento e CRM, apenas sete mencionaram o papel das pessoas nessas iniciativas organizacionais.

Biografia do Autor

Wesley Ricardo Souza Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS/CPAR e UNINOVE

Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Cpar e Doutorando em Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Eliana Cunico, Fasul - Faculdade Sul Brasil e UNINOVE

Mestre em Administração pela UNiNOVE  e Professora na Faculdade Sul Brasil

Cristiane Drebes Pedron, UNINOVE

Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática - Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora do programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Nove de Julho em São Paulo.

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Publicado

2015-08-14

Como Citar

Souza Freitas, W. R., Cunico, E., & Pedron, C. D. (2015). Marketing de Relacionamento e Customer Relationship Management: uma análise da produção científica nacional à luz do componente “recursos humanos”. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 09–21. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p9

Edição

Seção

Artigos