Grupos estratégicos isomórficos: um estudo no ranking da América Economia

Autores

  • Isabel Cristina Scafuto Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Danielle Backes Universidade Nove de Julho - UNINOVE Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Emerson Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p136

Resumo

Os rankings exercem significativas pressões institucionais sobre as IES fazendo com que elas ajustem suas estratégias. O objetivo deste estudo é o de verificar a existência dos grupos isomórficos das instituições de ensino superior a partir do conteúdo programático de seus MBAs, participantes o ranking da América Economia 2015.  É uma pesquisa descritiva com o método de pesquisa documental, realizada no site dos programas de MBAs que constavam no ranking da América Economía do ano de 2015. É uma pesquisa de abordagem qualitativa com suporte de multidimensional scaling (MDS) para a análise dos dados que foi realizado com base no tripé da estratégia. Os resultados indicam a formação de três grupos e que existe um comportamento isomórfico entre as instituições, além de comportamentos complementares idiossincráticos de algumas instituições. Parece, também, indicar que a participação nos rankings é uma busca por legitimidade e que afeta o comportamento estratégico das organizações.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Scafuto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Administração - PPGA. Mestre em Ciências da Linguagem. Especialista em Gestão e Planejamento de Eventos. Graduada em Getão do Turismo.

Danielle Backes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Administradora, Esp. em Gestão Pública, Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional e Doutoranda em Administração.

Emerson Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração. Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - UNINOVE.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Scafuto, I. C., Backes, D., & Maccari, E. (2017). Grupos estratégicos isomórficos: um estudo no ranking da América Economia. Revista De Ciências Da Administração, 19(48), 136–149. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p136

Edição

Seção

Artigos