Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo

Autores

  • Anya Sartori Piatnicki Révillion UNISINOS - São Leopoldo - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A orientação para o cliente pode se manifestar em vários níveis da organização, por isso considera-se que é possível estudá-la de um ponto de vista cultural, por meio da análise específica de comportamentos que refletem determinados valores, crenças e normas. Além disso, constata-se que, do ponto de vista estratégico, a cultura de orientação para o cliente pode ser uma vantagem competitiva para as organizações. Finalmente, a questão da influência da cultura nacional sobre a organização ainda demanda uma quantidade maior de estudos empíricos para que possa ser compreendida melhor. Este artigo pretende explorar algumas das inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional por meio da proposição de um modelo teórico.

Biografia do Autor

Anya Sartori Piatnicki Révillion, UNISINOS - São Leopoldo - RS

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFRGS (1993), graduação em Information Et Communication pela Universite de Nancy I (1992) , especialização em Especialização Em Marketing pela ESPM (1996) , mestrado em Administração pela UFRGS (1999) e doutorado em Administração pela UFRGS (2005). Atualmente é professor titular da UNISINOS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Révillion, A. S. P. (2003). Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo. Revista De Ciências Da Administração, 5(10), 75–92. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos