Qualidade ambiental e inovação tecnológica

Autores

  • Maurício Fernandes Pereira UFSC - Florianópolis - SC
  • Myriam Siqueira da Cunha PUC/Pel - Pelotas – RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal suscitar a reflexão sobre a necessidade de as organizações investirem em inovações tecnológicas que levem em conta a qualidade ambiental, sendo a preocupação ecológica um novo posicionamento das questões que abarquem inovações e tecnologias. Por isso, o trabalho é uma contribuição ao debate acerca dos conceitos de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, como elementos determinantes da qualidade ambiental e de uma solidariedade ecológica tecno-produtiva para todas as empresas. Finalmente, são traçadas algumas conclusões e recomendações tentando-se chegar a possíveis caminhos para a sobrevivência das organizações nesse contexto de mudança radicais geradas emdecorrência das causas ecológicas.

Biografia do Autor

Maurício Fernandes Pereira, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UFSC (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1996), doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto 2 da UFSC, revisor dos seguintes periódicos: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Revista Eletrônica de Administração, Revista de Administração de Empresas, Revista do CCEI, Gestão e Regionalidade, Alcance (Itajaí), Revista de Negócios da FURB, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, e Revista de Gestão USP (1809-2276), Revista de Administração Mackenzie, Revista de Administração da UNIMEP, Revista Eletrônica de Administração, Santa Lúcia em Revista, Revista de Administração e Inovação, Revista de Administração de Empresas, Revista Eletrônica Unisul, Santa Lúcia em Revista. Membro de corpo editorial da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico/Estratégia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Myriam Siqueira da Cunha, PUC/Pel - Pelotas – RS

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1993), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1986), especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora do curso de Administração e Pró-Reitora Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Pereira, M. F., & Cunha, M. S. da. (1998). Qualidade ambiental e inovação tecnológica. Revista De Ciências Da Administração, 1, 61–75. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos