Multinacionais brasileiras: o papel da tecnologia na conquista do mercado externo
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O trabalho tem como objetivo mostrar a importância do processo de internacionalização de empresas de países em desenvolvimento, que enfrentam a competição global, uma vez que a produção fora do país ajuda a estimular as exportações de matérias-primas, componentes e produtos acabados, sobretudo em setores industriais produtores de bens diferenciados e de maior conteúdo tecnológico. Além disso, a exposição a mercados mais exigentes facilita a incorporação de novas tecnologias e a capacitação de pessoal. Com base nas teorias comportamentais e econômicas que explicam o processo de internacionalização de empresas, foi realizado estudo de caso na empresa Sabó, do setor de autopeças, e uma das poucas empresas nacionais que sobreviveram à abertura econômica do país, a partir de 1990, devido ao seu caráter inovador, que lhe permite competir com as maiores empresas do ramo no mercado internacional. Conclui-se que, quando as empresas possuem um forte ativo, no caso a tecnologia inovadora, as teorias econômicas explicam melhor o sucesso internacional.Downloads
Publicado
2005-01-01
Como Citar
Stal, E. (2005). Multinacionais brasileiras: o papel da tecnologia na conquista do mercado externo. Revista De Ciências Da Administração, 7(14), 227–248. https://doi.org/10.5007/%x
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Artigos
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