Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutiva

Autores

  • Edson Pereira da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Alan Bonner da Silva Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p163

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) são mídias de grande influência na sociedade moderna. Contudo, o uso pedagógico deste material é polêmico. Nas HQ’s nacionais temos um caso interessante para o ensino de Biologia que é o da revista Níquel Náusea. Nas páginas desta revista estão presentes vários temas de interesse biológico como, por exemplo, evolução biológica, genética e criacionismo. Humor, ironia e sarcasmo são características marcantes desta revista que se enquadra na vertente underground dos quadrinhos nacionais. Neste trabalho são discutidos os usos didáticos potenciais das tiras da Níquel Náusea no ensino de um conteúdo escolar com fortes implicações sociais: a teoria da evolução biológica. A partir do referencial teórico da análise de conteúdo, os conceitos e concepções sobre a teoria evolutiva presentes nas tiras desta revista são classificados. Também são apontados possíveis direcionamentos para os usos de histórias em quadrinhos em sala de aula.

Biografia do Autor

Edson Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

PhD em Genética pela University of Wales-Swansea, Professor Adjunto do Instituto de Biologia (Departamento de Biologia Marinha) da Universidade Federal Fluminense e Chefe do Laboratório de Genética Marinha e Evolução-UFF, onde são desenvolvidas as linhas de pesquisa Genética Marinha, Evolução dos Padrões de Biodiversidade, Ensino e Epistemologia e História das Ideias. É docente dos programas de pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Ciências e Biotecnologia e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, todos do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

Alan Bonner da Silva Costa, Universidade Federal Fluminense

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da mesma universidade e integrante do Laboratório de Genética Marinha e Evolução-UFF, onde desenvolve pesquisas em Genética Marinha e Ensino de Biologia. É monitor da sessão itinerante do Museu da Vida (Ciência Móvel-FIOCRUZ) e tutor da disciplina “Evolução” do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFF.

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos