O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado

Autores

  • Andréia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Arlete de Jesus Brito Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p233

Resumo

Nesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo de desconstrução e construção contínuas de narrativas. Por meio desse processo, concluímos que tal pintura tinha por objetivo educar os modos de pensar sobre o ensino lassalista e por isso nos possibilita refletir sobre aquele ensino e também sobre as práticas escolares atuais que provém dele.

Biografia do Autor

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Educação área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas nos campos da História da Educação Matemática e Formação de Professores. Docente e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática (PPGEMAT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação, história e filosofia da matemática e da educação matemática, formação de professores de matemática e ciências. Coordena o Subprojeto Matemática do PIBID/UFRGS. Coordena o curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo na UFRGS, campus Porto Alegre.

Arlete de Jesus Brito, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre Docente em História e Educação Matemática, pela UNESP. Possui pós-doutorado pela Universidade de Bielefeld, Alemanha (2009) e doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação matemática e formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos