“Livres para voar”: o museu nacional do rio de janeiro nas imagens e palavras de uma professora e seus alunos do ensino médio

Autores

  • Vinícius dos Santos Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Marise Basso Amaral Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p33

Resumo

A importância dos espaços não formais como meio de divulgação e ambientes educativos é ressaltada e defendida por inúmeros autores. Entretanto, pouco se discute sobre as experiências estéticas vividas em tais espaços. Experiências essas que podem ser definidas como encontros, como vivências que em muito podem auxiliar na produção de saberes. Poderia a fotografia nos revelar tais experiências? Ou mesmo nos mostrar como se dá a relação com aquele espaço? No intuito de obter algumas respostas, buscamos observar como é a relação dos alunos(as) do Ensino Médio com o Museu Nacional do Rio de Janeiro através de fotografias e legendas produzidas por eles(as) e sua professora de biologia. Destacamos o cuidado estético ao produzir tais imagens e sua relação de descoberta com o espaço. A professora, ao contrário, tem a preocupação de inserir seus estudantes naquele espaço. Assim, são eles(as) os mais retratados em suas fotografias. A fotografia se mostrou um bom instrumento de análise e discussão das vivências obtidas em espaços não formais, assim como uma ponte entre esses ambientes e o espaço escolar.    

Biografia do Autor

Vinícius dos Santos Moraes, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Biológicasênfase Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008) e mestre em Geologia e Geofísica Marinha pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha – Lagemar/UFF (2014). Licenciado pela Universidade Federal Fluminense (2014) e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 

Marise Basso Amaral, Universidade Federal Fluminense

É Licenciadaem ciências Biológicaspela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma instituição (PPG-EDU/UFRGS). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Trabalha as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino oferecida aos licenciandosem Ciências Biológicas, participa do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura ( CDC) e no momento é coordenadora do Sub-projeto Biologia junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos