Tornar-se fisiologista vegetal: potencialidades educacionais de uma controvérsia entre cientistas do século XIX sob o ponto de vista de Bruno Latour

Autores

  • Vanessa Cappelle Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisco Ângelo Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p181

Resumo

Nesse trabalho, analisamos uma controvérsia entre Charles Darwin e Julius Sachs a partir da perspectiva de Bruno Latour. As ideias desse autor a respeito da profissionalização dos cientistas, da literatura e das translações de interesses são apresentadas e discutidas. Os aportes metodológicos são desenvolvidos a partir das regras metodológicas para o estudo da ciência em ação. A reinterpretação desta controvérsia evidencia o esforço de Sachs para consolidar a Fisiologia Vegetal como área de estudos frente à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Em uma inscrição, sintetizamos as translações de interesse que indicam os actantes mobilizados a favor dessas alegações. Diante de sua idade avançada, Darwin reconheceu o poder do ataque a ele dirigido e se declarou incapaz de sustentar esse debate.  Com o intuito de fomentar a discussão, destacamos as potenciais contribuições do trabalho de Latour para o campo de pesquisa em Educação em Ciências.

Biografia do Autor

Vanessa Cappelle, Universidade Federal de Minas Gerais

É licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Educação (Educação em Ciências) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, área de concentração Educação em Ciências, na referida instituição.

Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

É graduado em Licenciaturaem Ciências Biológicaspela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Comitê ED – Educação.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos