Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais

Autores

  • Lilliane Miranda Freitas Universidade Federal do Pará
  • Evandro Ghedin Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p3

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento e síntese de pesquisas sobre estado da arte em CTS publicadas de 2008 a 2013 e analisa-las comparativamente com a produção com enfoque CTS publicada em quatro periódicos nacionais no período de 2009 a 2013. Foram sintetizados 13 trabalhos sobre estado da arte considerando: as bases de dados, período, objetivos e categorias analisadas; e analisados comparativamente com 21 artigos dos quatro periódicos a partir dos descritores: modalidade de formação e sujeitos investigados, foco temático, metodologias de coleta de dados e referenciais teóricos. Os resultados da comparação entre as pesquisas de estado da arte e as pesquisas do quinquênio considerado nos permitiram inferir que: a linha de pesquisa CTS permanece em processo de expansão; a Educação Básica e os professores continuam sendo a modalidade de formação e sujeitos mais investigados; as pesquisas têm priorizado como foco temático as implementações da abordagem CTS em sala de aula e as reflexões teóricas em busca de fundamentação baseada em autores nacionais, em especial nos pressupostos freireanos.

Biografia do Autor

Lilliane Miranda Freitas, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA. Professora Assistente III na Faculdade de Ciências Naturais do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, Campus Universitário de Bragança - Universidade Federal do Pará.

Evandro Ghedin, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano (1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual de Roraima e Professor Pesquisador da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos