A integração de atividades teóricas e experimentais no ensino de física através de ciclos de modelagem: um estudo de caso exploratório no ensino superior

Autores

  • Leonardo Albuquerque Heidemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p151

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados de um estudo exploratório em que foi avaliada a influência de atividades experimentais, envolvendo oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, com enfoque na modelagem científica: i) na atitude de estudantes de graduação em Física em relação às aulas de laboratório; ii) na percepção deles sobre uma boa aula de laboratório; e iii) na capacidade deles para relacionar os modelos teóricos da Física, o processo de modelagem científica e a experimentação. Os resultados evidenciam que o enfoque no processo de modelagem científica gerou atitudes positivas dos estudantes em relação às aulas experimentais, especialmente em decorrência da liberdade que possuíam durante as atividades. No entanto, possivelmente devido à forma implícita como aspectos epistemológicos foram tratados, não foi observada evolução satisfatória na capacidade dos estudantes de relacionar suas investigações com o processo de modelagem científica, e foi bastante tímido o avanço em suas concepções sobre a natureza da Ciência.

Biografia do Autor

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (2008), mestre (2011) e doutor (2015) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e bacharel em Física pela Universidade Federal de Rio Grande (2000). Mestre (2002) e doutor (2005) em Física, na área de concentração Ensino de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Professor Associado do Departamento de Física da UFRGS e editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestre em Física (1979) e doutora em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de British Columbia (Canadá, 1982-1984). Professora Titular do Departamento de Física da UFRGS e editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professora e orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional).

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos