Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia

Autores

  • Danilo Rothberg Universidade Estadual Paulista
  • Gabriel Augusto Cação Quinato Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p179

Resumo

Nas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente.

Biografia do Autor

Danilo Rothberg, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista. Docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, Campus Bauru (São Paulo, Brasil), e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP.

Gabriel Augusto Cação Quinato, Instituto Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação para Ciência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru, e doutorando no mesmo programa. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR – Instituto Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos