A estrutura conceitual e epistemológica de uma descoberta científica: reflexões para o ensino de ciências

Autores

  • Anabel Cardoso Raicik Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz O. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p149

Resumo

Este artigo busca explicitar a estrutura conceitual e epistemológica de uma descoberta científica de modo a contrapor a dicotomia entre os contextos da descoberta e da justificativa, perpetuada por muito tempo na esfera científica. Para tanto, apresenta as ponderações de Hanson, Kipnis e Kuhn sobre esse tema. No ensino de ciências, discussões acerca do processo de uma descoberta ainda são raramente existentes. Desta forma, normalmente, são disseminadas várias imagens inadequadas sobre a ciência.  Uma análise da terminologia descoberta nos livros didáticos aprovados no PNLD/2012 evidencia as concepções de ciência que se pode transmitir no ensino quando se utiliza, de maneira ampla e inadvertidamente, esse termo. Por fim, procura argumentar que o contexto da descoberta possui elementos complexos e lógicos, e está, de forma intrínseca, relacionado ao contexto da justificação.

Biografia do Autor

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). É doutoranda do Programa de Pós Graduação e Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Luiz O. Q. Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É professor do Departamento de Física da UFSC desde 1976. No Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, orienta, atualmente, pesquisas voltadas à investigação do potencial didático, cultural e epistemológico da história da ciência para o ensino da física. Até 2015 foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos