Levantando aspectos, formulando pressupostos e matematizando em modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p249

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade de modelagem matemática intitulada “a questão da conta de água” realizada com uma turma do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. A atividade teve como objetivo conduzir os estudantes para o desenvolvimento de uma compreensão dos significados de aspectos, pressupostos e matematização em relação à modelagem matemática, entendidos como elementos nem sempre explícitos para os estudantes na construção de modelos, embora comumente implícitos na atividade. A análise mostra que os estudantes modeladores tenderam a enunciar pressupostos em linguagem matemática e a elaborar conceituações e procedimentos de modelagem embasados em pensamento aritmético. Por isso, ao considerar uma modelagem em que os estudantes explicitem seus juízos sobre aspectos a considerar, formulem pressupostos e matematizem, uma interferência pelo professor pode ser importante para que eles atribuam significados a essas três ações, assim como para utilizar álgebra para generalizar elaborações aritméticas.

Biografia do Autor

Cássio Luiz Vidigal, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor da área de Matemática no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Professor do curso de Especialização em Educação Matemática do IFMG-OP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática no Âmbito Educacional (GEPMMAE) certificado pela UFOP junto ao CNPq desde 2011.

Dale Bean, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática no Âmbito Educacional (GEPMMAE) certificado pela UFOP junto ao CNPq desde 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos