Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.


 

Biografia do Autor

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado em Matemática pela UTRAMIG, Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutor em Educação (linha de pesquisa: Educação Matemática) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - período de doutorado sanduíche na Rutgers – University of the State of New Jersey, USA sob a supervisão do professor Dr. Arthur B. Powell. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e professor colaborador do programa de pós-graduação em Educação Matemática desta mesma instituição.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos