Representações discursivas de educação ambiental: uma análise no âmbito da extensão universitária

Autores

  • Sama de Freitas Juliani Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laísa Maria Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p35

Resumo

Este texto investiga a inserção da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores de ciências via projetos de extensão.  O referencial teórico metodológico adotado foi a Análise Crítica do Discurso (ACD), mais especificamente os trabalhos de Norman Fairclough. O objetivo do presente estudofoi caracterizar representações discursivas de EA no âmbito de dois projetos de extensão universitários que trabalham com EA. De forma geral, nos textos analisados encontramos representações discursivas híbridas de EA. Muitas vezes as atividades propostas nos textos estavam teoricamente orientadas pela EA crítica, buscando o empoderamento dos atores sociais, porém utilizando abordagens práticas desconectadas das discussões mais amplas da EA crítica, focando em conteúdos técnico-científicos ou em mudanças comportamentais.

Biografia do Autor

Sama de Freitas Juliani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2012), e mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ. Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ e trabalha como tutora a distância do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ). Possui interesse na área de Formação de Professores na interface com as áreas de Educação em Ciências e Educação Ambiental.

Laísa Maria Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (2004) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ (2010) com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya (2009). Foi professora da Universidade Estácio de Sá (2004-2006), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005-2006) e do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ) (2006-2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha no Instituto de Biologia, departamento de Ecologia no laboratório de Limnologia. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES/UFRJ. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos processos de formação de professores, ensino de ecologia, gestão e Educação Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para análise crítica do discurso em contextos educacionais e análises do processo de gestão ambiental. Desenvolve atividades de extensão universitária na área de formação de professores de ciências e biologia e elaboração de material didático para o ensino de ecologia. 

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos