As finalidades da educação em ciências no currículo mínimo de ciências/biologia: uma análise discursiva da rede estadual do Rio de Janeiro

Autores

  • Gabriela Ventura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Mesquita
  • Laísa Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p305

Resumo

A partir do referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso, o objetivo do presente estudo foi analisar os textos de apresentação e introdução do Currículo Mínimo de Ciências/Biologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Nos textos analisados, buscamos compreender como as finalidades educacionais da Educação em Ciências são representadas discursivamente. Ao analisarmos essas representações, identificamos os discursos sobre a construção de novas relações entre seres humanos e natureza, e sobre a importância da compreensão dos processos de produção científica e tecnológica no cenário contemporâneo. A começar dessa análise, buscamos estreitar o diálogo entre a Educação em Ciências e a Educação Ambiental Crítica com base nos desafios que o debate ambiental aponta para a abordagem crítica da relação entre os seres humanos e destes com o ambiente.

Biografia do Autor

Gabriela Ventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Mesquita

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde – Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz. Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional em Educação e Saúde (NUTES) da UFRJ. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro –IFRJ / Campus Mesquita. Orienta no Programa de Pós-graduação lato sensu em Educação e Divulgação Científica do Campus Mesquita/IFRJ.

Laísa Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz. Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha no Instituto de Biologia, departamento de Ecologia, no laboratório de Limnologia. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (NUPEM/UFRJ).

Downloads

Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos