Contribuições das concepções de Jürgen Habermas para a construção de um dispositivo de análise das interações linguísticas voltado à pesquisa em ensino de ciências

Autores

  • João Ricardo Neves da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p239

Resumo

Apresentamos aqui a proposta de um dispositivo de análise de manifestações linguísticas baseado nos aspectos reconstrutivos da filosofia habermasiana e na sua apropriação da teoria dos atos de fala de John Austin, visando compreender como o processo comunicativo entre professores influencia suas concepções acerca de sua prática docente. A relevância do trabalho consiste na percepção de que o nível pragmático da conversação não se deixa captar a partir das metodologias de análise comumente utilizadas na área de educação e ensino de ciências. As características dessa metodologia são discutidas a partir de dados referentes a um processo interativo entre professores de Física em um grupo de planejamento conjunto por docentes de um curso de licenciatura em física.

Biografia do Autor

João Ricardo Neves da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente é Professor do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa, Teoria Crítica, Investigação-Ação.).

Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Bauru

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutoramento no College of Education, da Michigan State University (1996 e 1997). Atualmente é professora aposentada no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e docente voluntária no Curso de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP e na Rede em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado - REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação inicial de professores de Física e formação de professores de Ciências no contexto escolar).

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos