Atividades de escrita e reescrita orientada: uma possibilidade de transição entre as dimensões macroscópicas/experiências, microscópicas/modelos e simbólicas/representacionais

Autores

  • Laêssa Fernanda Rosa França Universidade Federal do Tocantins
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p261

Resumo

O presente estudo apresenta uma atividade de ensino de química pautado na análise da evolução conceitual e apropriação dos níveis macroscópico, microscópico e simbólico por estudantes durante atividades de escrita e reescrita. Participaram 30 acadêmicos do curso de Química Ambiental e 22 de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins. A atividade foi realizada na disciplina optativa de Introdução à Química Forense, abrangendo a temática Impressão Digital e sendo conduzida em três momentos: realização do jogo e atividade de escrita; socialização das escritas, discussão dos conceitos e atividade de reescrita; correção das reescritas do professor para a reescrita orientada. Os resultados mostram uma evolução conceitual do tema, sobretudo após a reescrita orientada, indicando a apropriação por parte dos estudantes dos três níveis (macro, micro e simbólico) e a importância de se transitar entre eles para compreensão dos conceitos químicos.

Biografia do Autor

Laêssa Fernanda Rosa França, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em química ambiental pela Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi, onde desenvolveu trabalhos de iniciação científica na área de ensino de química.

Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Bacharel, licenciado, mestre pelo Instituto de Química de Araraquara (UNESP) e doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás. Foi professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Gurupi por cinco anos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza e professor do Programa de Pós-Graduação em Química da UFT – Campus de Gurupi. Sua área de atuação é na educação química com ênfase em: ensino e aprendizagem, espaços não formais e divulgação científica, linguagem e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos