Pesquisa no estágio supervisionado: alguns resultados e muitas possibilidades

Autores

  • Micaías Andrade Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Agnaldo Arroio Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p31

Resumo

Esta pesquisa visou trazer à reflexão o estágio supervisionado de ensino vivenciado como pesquisa. Para isto, foi realizada uma análise documental com base em informações presentes em quarenta e oito relatórios de estágios de observação e nas anotações feitas durante os encontros para a discussão dos estágios nas escolas, investigando o ensino de física no ensino médio nas escolas públicas de Teresina-PI. Ao todo foram assistidas 1440 aulas de física em vinte e uma escolas diferentes e foram verificados itens como infraestrutura da escola; materiais, métodos e técnicas utilizados durante as aulas da componente curricular citada; o perfil do aluno que assiste esta aula; e o desenvolvimento profissional do estagiário. Como principais resultados percebemos que o estágio vivenciado como pesquisa proporcionou aos alunos o contato com a escola, fazendo-os investigar e refletir, tornando-os mais aptos para a docência, dando subsídios para planejar e ministrar aulas adequadas à realidade.

Biografia do Autor

Micaías Andrade Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação e licenciado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor da Universidade Federal do Piauí onde ministra as disciplinas de Metodologia do Ensino de Física e Estágio Supervisionado em Física. Tem experiência na área de Física e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, ensino de Física, formação de professores e estágio supervisionado.

Agnaldo Arroio, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e livre-docência em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orienta e supervisiona mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências. Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014). Diretor de Educação - ABQ -Associação Brasileira de Química (2013-2015). Coordenador do Doutorado Interinstitucional Dinter_UFPI- FEUSP. Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Media literacy, Early Science Education. http://usp-br.academia.edu/AgnaldoArroio.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos