Construção de significados na interlocução entre contextualização e atividades experimentais no ensino de química

Autores

  • Giseli Pereira dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Latini Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p205

Resumo

Neste estudo temos por objetivo analisar como vem sendo estabelecido o vínculo entre a contextualização e as atividades experimentais no ensino de Química na Educação Básica, visando contribuir para as práticas de ensino de Química. Tomamos como recorte artigos publicados na Revista Química Nova na Escola (QNESc), a partir de 2006, ano de publicação das Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) que apontou diferentes entendimentos da comunidade de ensino de Química sobre a articulação entre contextualização e experimentação.

Biografia do Autor

Giseli Pereira dos Santos, Universidade Federal Fluminense

É Licenciada em Química pela Universidade Federal Fluminense (2018). Foi bolsista de Iniciação Científica FAPERJ (2016-2017) e PIBIC/CNPq (2017-2018) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/UFF (2015-2016).  Integra o Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico Cultural e as Práticas Sociais, cadastrado no Diretório de Grupos/CNPq. Atualmente é professora de Química do Vestibular Social da UNIPO/Volta Redonda/RJ.

Rose Mary Latini, Universidade Federal Fluminense

É Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental. Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/PPECN (UFF), estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química e Físico-Química Nuclear. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Lidera, com a Profa. Luiza Rodrigues de Oliveira, o Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico Cultural e as Práticas Sociais, cadastrado no Diretório de Grupos/CNPq. Na área de Ensino de Química os principais interesses de pesquisa são Metodologias Participativas; Química e Educação Ambiental e Abordagem Histórico-Cultural.


Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos