Condicionantes de aprendizagens de professores que ensinam matemática em contextos de comunidades de prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p227

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar os elementos inerentes aos contextos de Comunidades de Prática (CoPs) de Professores que ensinam Matemática que oferecem oportunidades de aprendizagem àqueles que delas participam. As análises, pautadas na Teoria Fundamentada, envolvem artigos, teses e dissertações, cujos elementos identificados são associados a situações evidenciadas na prática de uma CoP. Seus resultados constituem um quadro analítico de trajetórias de aprendizagem dos professores, assim constituído: (i) itinerância de engajamento; (ii) compartilhamento de repertórios; (iii) compromisso solidário; (iv) dinâmicas do(a) grupo/comunidade; (v) reflexões compartilhadas e sustentadas; (vi) relações de confiança e respeito; (vii) espaços de vulnerabilidade e agência mediada; e (viii) dinamicidade do expert e papel do(s) formador(es). Nesses termos, as conclusões sugerem reconhecer as Comunidades de Prática como um espaço privilegiado para desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática

Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná

Licenciado em Matemática (2006) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/PP e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2015) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor Adjunto do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de União da Vitória, em que desenvolve pesquisas na área de formação de professores que ensinam Matemática, práticas pedagógicas e formativas e Educação Estatística. É membro do GT12 da SBEM: Ensino de Probabilidade e Estatística, vice-líder do Getiem - Grupo de Estudos Teóricos e Investigativos em Educação Matemática (UNESPAR-UV) e membro do Gepefopem - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática (UEL).

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática (UNESP/PP, 1988), mestre em Educação Matemática (UNESP/RC, 1997), e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2003), área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática. Bolsista produtividade do CNPq, Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Vice-Diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE). Atua no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM-UEL), o qual coordenou no período de agosto/2009 a maio/2013. Desenvolve pesquisas na linha de Educação Matemática e Formação de professores que ensinam Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Matemática (Gepefopem) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UEL. Atuou como uma das coordenadoras do GT de Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), período de 2007-2009. Integra o Conselho Fiscal da SBEM (gestão 2016 - 2019). A partir de 2016, passou a fazer parte da Comissão Editorial Nacional da SBEM.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos