A abordagem CTS e a educação matemática crítica como estratégia de ensino-aprendizagem na formação de professores de matemática

Autores

  • Maria de Fátima Costa Sbrana Universidade Federal do ABC
  • Evonir Albrecht Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Marcia Aguiar Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p3

Resumo

Este artigo está embasado em uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discutir aspectos relevantes de um curso de formação continuada, para professores que ensinam Matemática, com base nas abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e EMC (Educação Matemática Crítica).  A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu em dois momentos. Primeiramente, realizamos uma análise das questões de Matemática contidas no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) (2012-2016), para investigar se tais questões possuíam em seu contexto, questionamentos relacionados à abordagem CTS. Em um segundo momento, considerando o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvemos um curso de extensão, com base nas abordagens CTS e EMC, com o objetivo de identificar como os professores compreendem as abordagens CTS e EMC e de que maneira eles incorporam a temática em sua prática, além de construir com os professores, estratégias contextualizadas para o ensino da Matemática. As questões analisadas foram utilizadas como instrumento de ensino-aprendizagem para discutir possibilidades de incluir as abordagens CTS e EMC no ensino de Matemática. Observamos que os professores não conheciam as abordagens CTS e EMC, tampouco contemplavam a temática em sua prática. Desta forma, ressaltamos a importância dos cursos de formação continuada, pois apresenta ao professor novas estratégias didático-pedagógicas, bem como, possibilita discussões importantes sobre a sua prática.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Costa Sbrana, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC, especialista em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz, bacharel em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André e licenciada em Matemática e Física pela Universidade Metodista de São Paulo, colaboradora do grupo de pesquisa Gecimas - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática na UFABC. Atualmente é professora de Matemática na rede pública municipal e autora de livros didáticos.

fatima.sbrana@ufabc.edu.br

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC - UFABC

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais por quatro anos; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Especialista em Psicopedagogia e Ensino de Física; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Professor das redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor nas Universidades Nove de Julho e Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia.

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC - UFABC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores.

Referências

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, p. 01-20, 2007.

AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER D. (Org.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília, 2011. p. 73-97.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAZZO, W. A.; PALACIOS, E.M.G., GALBARTE, J. C. G.; LINSINGEN, I. V., CEREZO, J. A. L.; LUJÁN, J. L.; VALDÉS, C. Introdução aos estudos CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade. Cadernos de Ibero-América, Editora OEI, 2003. Disponível em:

https://www.oei.es/historico/salactsi/introducaoestudoscts.php. Último acesso: 08 nov.2018

BAZZO, W. A.; CURY, H. N. Formação crítica em matemática: uma questão curricular? Bolema, v.1 4, n. 16, p. 29-47, 2001.

BIZZO, N. M.V. Pensamento científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica – A Questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2011.

BRASIL. ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico. Inep. Brasília, 2002.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHAUÍ, M. Um convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DAL-FARRA, R. A. Matemática e educação matemática: aproximações epistemológicas, cultura e discursos contemporâneos. Zetetiké: Revista de Educação Matemática; v. 18, n. temático, p. 504-544, 2010.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, v. 4, n. 01, p. 1-36, 1995.

FIORENTI, D. A formação Matemática e didático pedagógica nas disciplinas da licenciatura em Matemática. Revista de Educação, v. 10, n. 18, p. 107-115, 2005.

FOUREZ, G. A construção das Ciências: introdução à Filosofia e à ética das Ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUAZELLI, I. R. B.; MACIEL, M. D.; SOLIGO, M. G.; NASCIMENTO, D. S.; MACEDO, H. C. Alfabetização científica crítica e cultura em uma perspectiva CTSA. In: AMARAL C. L. C.; CURI E. (Org.), Pesquisas e Práticas de Ensino em Química & Biologia. São Paulo: Terracota, 2009. p. 12-41.

LIMA, R. S.; PIMENTEL, L. C. F.; AFONSO, J. C. O despertar da radioatividade ao alvorecer do século XX. Química Nova na Escola, v. 33, p. 93-98, 2011.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da Educação Brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciênicas, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2002.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, M. E. V. M. A dimensão CTS do ensino das ciências: fundamentos, contextos e desafios. In: MACIEL, M. de L.; AMARAL, C. L. C.; GUAZELLI, I. R. B. (Org.) Ciência, tecnologia e sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010, p. 71-91.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências; v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SBRANA, M. F. C. A contextualização da Matemática a partir da abordagem cts na perspectiva da educação Matemática crítica. Dissertação de mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática - Universidade Federal do ABC, Santo André, 2017.

SEPINI, R.P.; MACIEL, M. D. Como o ensino de questões relacionadas com natureza da ciência e tecnologia pode contribuir para a formação de futuros professores. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 739-751, 2016.

SILVA, M. P.; ALBRECHT, E. A formação de professores sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade. In: MACIEL, M. de L.; AMARAL, C. L. C.; GUAZELLI, I. R. B. (Org.) Ciência, tecnologia e sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010. p. 157-164.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2011.

SKOVSMOSE, O. Ole Skovsmose e sua educação Matemática crítica. Entrevista concedida CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.1, 2012. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/860. Último acesso em: 08 nov.2018.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Artigos