Jogos de linguagem na educação do campo: cotidiano e matemática na visão de professores do campo

Autores

  • Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p57

Resumo

A contextualização a partir do cotidiano é defendida por documentos e referenciais teóricos da Educação Matemática e associada aos princípios da Educação do Campo, por se considerar que ela oferece sentido e permite valorizar a realidade dos estudantes. No entanto, a segunda filosofia de Wittgenstein aponta que realidades diferentes são jogos de linguagens que possuem no máximo semelhanças e não uma relação imediata. Nesse sentido, esta pesquisa buscou perceber as relações que os professores de matemática de uma escola do campo fazem entre as realidades da matemática formal e do cotidiano. Os professores apontam problemas em suas formações, tanto com relação ao conteúdo, quanto em discussões sobre contextualização, que surge mais como um discurso. Mas para além do discurso é possível perceber em falas dos professores que estes entendem que alguns conteúdos são de difícil contextualização, mas nem por isso devem ser preteridos.

Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2012), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professor pela SEDUC/PA de 2008 a 2015. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem matemática, Ensino de matemática, Wittgenstein, Filosofia da Linguagem, Educação do Campo e formação docente.

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Publicado

2020-05-13

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Artigos