Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão

Autores

  • Luciana Nobre de Abreu Ferreira Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos.
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Resumo

A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida com frequência por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências. Estudos recentes revelam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas e os objetivos buscados quando textos de divulgação científica são empregados como recurso didático no ensino de ciências, no contexto nacional. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin.

Biografia do Autor

Luciana Nobre de Abreu Ferreira, Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos.

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Ciências – área de concentração Química Analítica – pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí.

Salete Linhares Queiroz, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pela Pennsylvania State University. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos