Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um olhar sobre as pesquisas em educação em ciências

Autores

  • Roseli Adriana Blümke Feistel Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Campus Universitário de Sinop, Universidade Federal de Mato Grosso e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética, Centro de Ciências Biológicas e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Neste trabalho trazemos um panorama das discussões sobre interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências. Para tanto, investigamos os estudos sobre esse tema em Teses e Dissertações (1987 a 2010), nas Atas do ENPEC (1997 a 2009) e em Periódicos brasileiros da Área de Ensino (2007 a 2011). A compreensão de interdisciplinaridade observada na maioria dos trabalhos é de articulação dos conhecimentos/saberes de diferentes disciplinas/áreas em favor de um ensino contextualizado; no entanto alguns autores também associam a interdisciplinaridade à mudança de postura ou atitude, ação e competência ou, ainda, ao trabalho coletivo. Com relação à abordagem, a interdisciplinaridade é apresentada como construção curricular e/ou princípio formativo, ou como metodologia de trabalho em uma ou mais disciplinas. Apesar de ser o objetivo de muitas práticas e reconhecidamente importante, o conceito de interdisciplinaridade ainda é polissêmico e o seu desenvolvimento carece de estudos, particularmente na formação inicial de professores de Ciências.

Biografia do Autor

Roseli Adriana Blümke Feistel, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Campus Universitário de Sinop, Universidade Federal de Mato Grosso e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Licenciada em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002) e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006).

Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética, Centro de Ciências Biológicas e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1980, 1981) e Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (1988, 1992). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos