Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química

Autores

  • Luciana Nobre de Abreu Ferreira Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí.
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Resumo

Nos últimos anos, pesquisadores em educação em ciências têm apontado as potencialidades de textos de divulgação científica (TDC) na promoção de diversos benefícios aos estudantes. Dessa forma, no presente manuscrito apresentamos resultados oriundos da trajetória de licenciandos em química na preparação e execução de seus estágios de regência fazendo uso de TDC. A partir da exposição dessa análise, fazemos considerações sobre os TDC escolhidos pelos licenciandos, os objetivos explicitados no projeto de regência, as estratégias traçadas para fazer uso do TDC e como imaginavam seu funcionamento nas aulas. Fazemos também ponderações sobre como esses objetivos foram contemplados nas regências e apresentaremos os resultados da análise da regência de um licenciando, especialmente com relação aos tipos de discursos apropriados ao longo das aulas, com base na Análise de Discurso de Linha Francesa, especialmente a noção de tipologia do discurso desenvolvida por Eni Orlandi. Tal análise nos permitiu identificar a ocorrência de deslocamentos do discurso pedagógico autoritário para um discurso que tende para o polêmico, indicativo de uma prática docente não centralizada na figura do professor.

Biografia do Autor

Luciana Nobre de Abreu Ferreira, Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí.

É licenciada em Química pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Ciências – área de concentração Química Analítica – pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí.

Salete Linhares Queiroz, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pela Pennsylvania State University. Professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos - GPEQSC (www.gpeqsc.com.br).

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos