Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste

Autores

  • Suzani Cassiani Grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação – Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Irlan Von Linsingen Grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação – Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Graziela Lunardi Grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação – Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

O presente trabalho tem como base, pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP), vinculado a um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e o Timor-Leste, o qual intenciona tanto fortalecer a língua portuguesa naquele país, quanto contribuir para a formação emergencial acadêmica de docentes. Desde 2005, a CAPES envia missões compostas por 50 educadores brasileiros ao Timor-Leste, envolvidos nos diferentes projetos de formação de professores da escola básica. Desde 2009, a UFSC é coordenadora acadêmica do PQLP. Nesse artigo, investigamos alguns problemas relacionados às condições de produção do programa e também propostas pedagógicas baseadas na educação CTS na formação de professores de ciências. Nesse sentido, esse estudo se inspira nos aportes teóricos e metodológicos da educação CTS latino-americana e na Análise de Discurso da linha francesa. Para além do levantamento de problemas, apontamos alguns caminhos para uma proposta pedagógica progressista, crítica, pensando na formação de professores sintonizados com as realidades socioculturais timorenses, envolvendo-o com o processo de construção de temas geradores em perspectiva freireana. Essa experiência de vivência com os professores timorenses possibilitou identificar alguns eixos temáticos que podem ser desenvolvidos nessa perspectiva de educação CTS. 

Biografia do Autor

Suzani Cassiani, Grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação – Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina.

Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. É Professora Associada no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).

Irlan Von Linsingen, Grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação – Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em
Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC) e Doutorado (2002) em Educação em Ciências - UFSC. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica do CTC (teoria do conhecimento para engenharia e sistemas hidráulicos e pneumáticos) e no PPGECT Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

Graziela Lunardi, Grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação – Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004).

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos