Percepções acerca da experimentação animal como um indicador do paradigma antropocêntrico-especista entre professores e estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG

Autores

  • Thales A. Tréz UNIFAL-MG
  • Juliana Isabel Lopes Nakada UNIFAL-MG

Resumo

As conseqüências da interação humana com a natureza vêm afirmando-se dentre as principais preocupações contemporâneas. Uma prática científica, que afeta diretamente as percepções e ações dos atuantes nas ciências biomédicas e biológicas, caracterizando o status moral atribuído aos animais não-humanos, é o emprego do “modelo animal” na experimentação. Uma análise desta prática pode ajudar a visualizar como o paradigma antropocêntrico-especista permeia o estudo e a prática da biologia moderna. Este artigo explora o posicionamento moral perante animais não-humanos entre 171 estudantes de Ciências Biológicas e de nove professores que praticam experimentação animal, da Universidade Federal de Alfenas (MG). Os resultados demonstraram haver apoio diferenciado ao uso de animais no ensino e na pesquisa. Todavia, este apoio aparenta ser embasado numa reprodução conceitual acrítica, inferido pela predominância, entre estudantes, de sensações negativas diante de animais mortos nas aulas práticas e pela carência de ponderações sobre as implicações éticas acarretadas. 

Biografia do Autor

Thales A. Tréz, UNIFAL-MG

graduado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestre em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven (2001). É professor assistente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desde 2004, atualmente afastado para doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência na área de Ética na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, vivissecção, experimentação animal, métodos alternativos, educação humanitária, didática no ensino superior. Coordena a InternicheBrasil desde 1999, promovendo a substituição do uso de animais no ensino superior (www.internichebrasil.org).

Juliana Isabel Lopes Nakada, UNIFAL-MG

Estudante do último período do bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Downloads

Edição

Seção

Artigos