Avaliação do grupo de estudo em epidemiologia e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

Autores

  • Claudia Teresa Vieira de Souza Fundação Oswaldo Cruz
  • Marco Aurélio de Azambuja Montes Fundação Oswaldo Cruz
  • Sonia Maria Medeiros Ferraz Neves Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

As ações educativas em saúde fazem parte de um processo dinâmico e contínuo onde as práticas de ensino e aprendizagem estão voltadas, principalmente para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Dentro deste contexto foi realizado o I Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção de Doenças Infecciosas e Parasitárias, direcionado a clientela (pacientes, amigos e familiares) do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, cujo objetivo foi resgatar os conteúdos aprendidos no ensino formal, e adequá-los ao ensino não formal. O impacto desta abordagem, para os participantes, foi uma estratégia motivadora da auto-estima e dos cuidados básicos em saúde. A forma dinâmica que utilizamos as sociada à sensibilidade do grupo com o qual trabalhamos possibilitou a construção de um cotidiano permeado pela humanização, permitindo aos participantes trocar e construir conhecimentos, elaborando conceitos, redefinindo ou anulando normas, construindo outras possibilidades de fazer o processo educativo em saúde.

Biografia do Autor

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelaUniversidade Gama Filho (1985), aperfeiçoamento no curso Nacional de Pneumologia Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1987), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1990), aperfeiçoamento em Métodos em Programação para o controle de endemias pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1991), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2001). Atualmente é Pesquisadora Titular em Saúde Pública do Laboratório de Epidemiologia Clínica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/Fiocruz, professora assistente da Universidade Gama Filho e é membro do corpo docente da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Temexperiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e Prevenção de Doenças Infecciosas e Parasitárias, tuberculose, infecção pelo HIV/Aids, e outras. Educação em Saúde em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Ensino Formal e Não Formal em Biociências e Saúde.

Marco Aurélio de Azambuja Montes, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1981), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho (1984), especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Conselho Regional de Medicina (1988), especialização em Anatomia Humana pela Universidade Estácio de Sá (2002) e mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho(2000). Atualmente é Auxiliar de ensino da Universidade Gama Filho e Auxiliar de ensino 2 da Universidade Severino Sombra. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade, Menopausa, Reposição hormonal. No magistério dedica-se desde sua graduação em 1981 ao ensino da Anatomia Humana que é o tema que vem desenvolvendo em seu doutorado (Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz)aonde desenvolve estratégias que favoreçam a relação ensino-aprendizagem desta disciplina.

Sonia Maria Medeiros Ferraz Neves, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Gama Filho (1984), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (1989),especialização em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Fundação Oswaldo Cruz (1997), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (2008). Atualmente é tecnologista senior da Fundação Oswaldo Cruz e professora auxiliar da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e atua como enfermeira na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas na Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Edição

Seção

Artigos