Uma abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica

Autores

  • Jussara de Loiola Araújo Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, tem por objetivo promover uma reflexão mais profunda sobre o que quero dizer quando falo em abordagem da modelagem matemática segundo a educação matemática crítica (EMC). Inicio classificando-a como pertencente à perspectiva sócio-crítica no sistema proposto por Kaiser e Sriraman (2006). A seguir, procuro caracterizar a modelagem segundo a EMC, destacando o diálogo e a democracia na formação política dos estudantes, a proximidade dessa abordagem à etnomatemática, o questionamento ao absolutismo da matemática, o questionamento a modelos matemáticos como formatadores da sociedade, a
participação crítica dos estudantes na sociedade, discutindo questões políticas, econômicas, ambientais, nas quais a matemática serve como suporte tecnológico. Nesse sentido, preocupo-me com uma educação matemática dos estudantes que não vise apenas instrumentá-los matematicamente, mas que também proporcione sua atuação crítica na sociedade, por meio desse conhecimento matemático, o que é uma forma de proporcionar sua emancipação como cidadãos.

Biografia do Autor

Jussara de Loiola Araújo, Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui licenciatura, bacharelado e mestrado em Matemática pela UFMG e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Novas Tecnologias
(www.mat.ufmg.br/gepemnt) e o Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências. No campo de pesquisa da Educação Matemática
interessa-se por tecnologias, modelagem matemática, educação matemática crítica e teoria da atividade.

Downloads

Publicado

2009-07-01