A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física

Autores

  • Clecli Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente texto refere-se a uma pesquisa de natureza teórico-reflexiva referente à importância da evocação do pensamento metacognitivo na aprendizagem em Física. O objetivo é descrever e analisar uma situação fictícia de sala de aula, a qual permitirá identificar momentos em que o professor pode fomentar o uso do pensamento metacognitivo de forma explícita nas aulas de Física. Como resultado, destaca-se a importância de que o professor organize suas ações didáticas de modo metacognitivo e que, ao desenvolvê-las em sala de aula, aja de maneira a permitir que os estudantes evoquem essa forma de pensamento. Além disso, o texto discute como a ação do professor poderá contribuir para provocar sentimentos que favorecem a aprendizagem. 

Biografia do Autor

Clecli Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Matemática e Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestrado em Educação pela UPF e Especialista em ensino de Física. Professora e pesquisadora da Área de Física na Universidade de Passo Fundo desde 1993. Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de Física, tendo publicado 27 artigos em periódicos nacionais e internacionais. A área de investigação contempla os seguintes temas: Laboratório didático (atividades experimentais em Física) nos diferentes níveis de ensino; uso da metacognição como recurso estratégico para aprender e ensinar Física; ensino de Ciências (Física) nos anos iniciais do ensino fundamental; Robótica educacional. Integra o Núcleo de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo e participa do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências. Coordena o Programa de Interinstitucional de Iniciação a Docência –PIBID/ Capes –Área de Física. 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Física pela UFRGS. Graduação em Matemática e Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor na Universidade de Passo Fundo desde 2007 e atualmente é coordenador do Curso de Física –Licenciatura. Atua como professor no ensino médio e pesquisa o ensino de Física, com ênfase em Astronomia e Atividades experimentais. Participa do Núcleo de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo e do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências, cadastro no CNPq. 

Álvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ciências com área de concentração em Engenharia Biomédica pelo Centro de Educação Tecnológica do Paraná. Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo. Pesquisador e professor da Universidade de Passo Fundo desde 1997, atuando na área de Física Geral e Experimental, Termodinâmica, Mecânica Ondulatória e Física Acústica. Atualmente coordena o Núcleo de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo e participa do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e desenvolve pesquisas na área de ensino de Física, principalmente relacionada ao uso do laboratório didático de Física. 

Downloads

Publicado

2013-10-10

Edição

Seção

Artigos