A matemática como disciplina da academia de comércio de Santa Catarina

Autores

  • Juliano Espezim Soares Faria Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar o ensino de matemática na Academia de Comércio de Santa Catarina, notadamente nas décadas de 1930 e 1940. É embasado na análise documental que reuniu fontes primárias como livros didáticos, listagens de pontos de prova, discriminações mensais de conteúdo e provas de alunos. Atende ao referencial teórico de Chervel (1990) que trata da abordagem histórica das disciplinas escolares. Os resultados indicam de que modo os elementos curriculares da matemática à época, determinados pela legislação específica – as finalidades de objetivo – foram absorvidos e veiculados no ensino de matemática, transformando-se em finalidades reais. Tal perspectiva de abordagem curricular permite identificar aspectos didático-pedagógicos que compõem a história dessa disciplina. 

Biografia do Autor

Juliano Espezim Soares Faria, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina com Mestrado em Educação pela mesma instituição na linha de Educação, História e Política. Atuou por uma década na rede particular de ensino básico de Florianópolis. Atualmente professor assistente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagogo, Mestrado (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Tem experiência, ainda, como gestor universitário das áreas de Pesquisa e Extensão. Cursou Gestão universitária na Universidad de Alcalá de Henares, Espanha. Foi estagiário do Departamento de Sociologia da Universitá degli Studi di Padova, Itália. Coordenou diversos projetos e implantou programas de Iniciação Científica e de Pesquisa. Foi professor e pesquisador da Universidade Tuiuti do Paraná, no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação, onde discutiu principalmente os seguintes temas: educação, práticas pedagógicas contemporâneas (ensino com pesquisa, tecnologias educacionais), diversidade étnico-racial e história de instituições escolares. Tem experiência docente em todos os níveis do ensino, e desenvolve pesquisa na área de Educação. Atualmente está na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Centro de Educação, no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED), atuando na Graduação e Pós-Graduação. Os interesses atuais de pesquisa orientam-se para o campo da História da Educação, com ênfase na História de Instituições Escolares e ainda para as temáticas de Organização Escolar. É líder do Grupo de Pesquisa GEPHIESC - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina. 

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Atualmente é professora adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, com foco principalmente nos temas: educação escolar, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. Possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e livros do francês para o português na área da sociologia da educação.

Downloads

Publicado

2014-11-08

Edição

Seção

Artigos