Relações pedagógicas de continuidade em aulas de química: uma vivência no período de estágio curricular
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82965Palavras-chave:
Currículo, Relações pedagógicas de continuidade, Formação de professoresResumo
A Química é um ramo da Ciência que estuda as propriedades, a constituição e as transformações dos materiais. Ao ensiná-la nos deparamos com uma organização conceitual geralmente fragmentada, o que pode ser minimizado com o ensino a partir de temas do contexto. Envolvemos um grupo de licenciandos, em período de estágio curricular, em uma experiência de ensino baseado em temas. A partir da vivência de dois estagiários, as relações pedagógicas de continuidade foram inseridas na discussão, e estudos nesse sentido foram realizados. Registramos em vídeo as aulas ministradas pelos licenciandos nas escolas e também as aulas na universidade nas quais o desempenho de cada um deles foi analisado coletivamente. Observamos que o estudo teórico realizado a partir de vivências foi significativo para grande parte dos envolvidos. Com isso, argumentamos que as primeiras experiências docentes podem ter resultados mais expressivos na formação quando acompanhadas de um processo reflexivo ancorado em estudos teóricos.
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