O ensino de botânica na Base Nacional Comum Curricular: construções, acepções, significados e sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91420

Palavras-chave:

Ensino de botânica, Currículo, BNCC, Ciências da natureza

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de botânica se dá majoritariamente através da utilização de livros didáticos e aulas teóricas, por vezes descontextualizadas do cotidiano dos estudantes da educação básica. O documento curricular vigente denominado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) configura-se como um parâmetro para a elaboração do planejamento curricular em todas as etapas e modalidades de ensino. Entretanto, é possível notar diversas tensões e controvérsias no documento, como um “enxugamento” de conteúdos e um menor destaque atribuído às questões sociais, ambientais e temas transversais. Com o objetivo de mapear os sentidos e acepções atribuídos à botânica/biologia vegetal veiculados na BNCC, foi realizada uma análise de conteúdo a partir de descritores relacionados ao ensino de botânica. Os resultados apontaram pouca presença de um viés crítico das plantas, além de um aspecto utilitarista e morfofuncional. Urge a necessidade de reflexão sobre os retrocessos que a BNCC representa não somente no meio escolar e acadêmico, mas socioculturalmente também.

Biografia do Autor

Vinicius Leite, Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ) na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Ensino de Ciências com ênfase em Gênero, Sexualidade e Currículo, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Biologia Vegetal com ênfase em Conservação e Utilização da Biodiversidade, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência em Biologia Vegetal; Marcadores Moleculares para o estudo da Biodiversidade Vegetal; Chrysobalanaceae; Ensino de Ciências e Ensino de Botânica. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre ensino de botânica, decolonialidades e currículo. 

Rosane Meirelles, Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ

Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG – UERJ). Orientadora nos Programas stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC - Fiocruz) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ).

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Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos