O ensino de botânica na Base Nacional Comum Curricular: construções, acepções, significados e sentidos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91420Palavras-chave:
Ensino de botânica, Currículo, BNCC, Ciências da naturezaResumo
O processo de ensino e aprendizagem de botânica se dá majoritariamente através da utilização de livros didáticos e aulas teóricas, por vezes descontextualizadas do cotidiano dos estudantes da educação básica. O documento curricular vigente denominado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) configura-se como um parâmetro para a elaboração do planejamento curricular em todas as etapas e modalidades de ensino. Entretanto, é possível notar diversas tensões e controvérsias no documento, como um “enxugamento” de conteúdos e um menor destaque atribuído às questões sociais, ambientais e temas transversais. Com o objetivo de mapear os sentidos e acepções atribuídos à botânica/biologia vegetal veiculados na BNCC, foi realizada uma análise de conteúdo a partir de descritores relacionados ao ensino de botânica. Os resultados apontaram pouca presença de um viés crítico das plantas, além de um aspecto utilitarista e morfofuncional. Urge a necessidade de reflexão sobre os retrocessos que a BNCC representa não somente no meio escolar e acadêmico, mas socioculturalmente também.
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