Narrativa de viagens: espaços não formais de educação (des)encantando a formação inicial de uma professora de biologia

Autores

  • Mariane Schmidt Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucia Estevinho Guido Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p21

Resumo

O texto discute a vivência de uma professora em formação inicial em espaços não formais de educação. Acompanhada de professores da escola básica em vários passeios / visitas à museus de Ciência e de Arte, a professora em formação inicial se encanta com as diversas linguagens e conexões entre Ciência e Arte e escreve uma narrativa. A escrita provoca pensamentos que contribuem para que sua formação docente seja significada por linguagens visuais, artísticas, sensoriais e emotivas, além da linguagem científica.

Biografia do Autor

Mariane Schmidt, Universidade Federal de Uberlândia

Graduandaem Ciências Biológicaspela Universidade Federal de Uberlândia. É bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, pesquisa sobre análise de imagens, formação inicial e continuada de professores em espaços não formais de educação. Monitora do Projeto “Mais Ciência, Cultura e Integração: uma parceria universidade, escolas públicas e museus / Novos Talentos / CAPES. Faz parte do Laboratório de Mídias, Museus, Ciência, Cultura e Educação (MMuCCE – INBIO/UFU). 

Lucia Estevinho Guido, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduaçãoem Licenciatura Em CiênciasBiológicas pela Organização Educacional Barão de Mauá (1986), mestrado (1997) e doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Instituto de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia atuando na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa na área de Educação e Imagens enfocando as seguintes temáticas: Análise fílmica, televisiva e fotográfica e suas conexões com a Educação em Biologia; Mídias, educação e formação docente; Biologia e culturas; Análise de obras audiovisuais que trazem a temática ambiental.

Downloads

Publicado

2015-06-04

Edição

Seção

Artigos