Análise da produção escrita de estudantes do ensino superior: uma abordagem semiótica

Autores

  • Victor Hugo dos Santos Gois Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p255

Resumo

Neste artigo trazemos resultados de uma investigação desenvolvida com alunos de Licenciatura em Química em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 cujo objetivo foi analisar as produções escritas, por meio dos signos produzidos em atividades que tratavam de funções definidas por mais de uma sentença. Assim, referenciais teóricos que tratam de semiótica, enquanto ciência dos signos, e reflexões a respeito da Análise da Produção Escrita em Matemática subsidiaram nossa análise de cunho qualitativo e interpretativo. As atividades analisadas foram resolvidas em sala de aula e compunham, junto a outras atividades, uma das três provas desenvolvidas ao longo do semestre letivo (regime semestral) e propostas ao final do estudo de um bloco de conteúdos. A prova cujas atividades foram analisadas foi a primeira a ser feita pelos estudantes e avaliava também o estudo de limites e continuidade. Os apontamentos que engendramos têm como premissa os signos escritos produzidos nas resoluções dos estudantes, em que pudemos evidenciar conhecimentos matemáticos, bem como identificar algumas fragilidades quanto ao conhecimento sobre funções definidas por mais de uma sentença.

Biografia do Autor

Victor Hugo dos Santos Gois, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina. Mestrando em Ensino de Matemática do Mestrado Profissional também pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina – Cornélio Procópio.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia de Produção e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR.

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos