Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros

Autores

  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasília
  • Maria Regina Dubeux Kawamura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27

Resumo

Neste artigo são discutidos parâmetros e propósitos da educação ciência-tecnologia-sociedade (CTS), presentes no contexto brasileiro do ensino de Ciências. Os mesmos resultam do cruzamento de informações oriundas do estudo de referenciais teóricos, pertencentes aos campos da ciência, tecnologia, sociedade, educação e ensino de Ciências, e da aproximação a trabalhos sobre CTS, publicados em revistas e eventos da área de Ensino de Ciências no Brasil. Os parâmetros da educação CTS referem-se à racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social. Os propósitos educacionais associam-se ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. A identificação e caracterização desses parâmetros e propósitos possibilitam reconhecer diferentes abordagens a serem contempladas no âmbito da educação CTS; o que, além de permitir uma compreensão maior e mais clara sobre os sentidos e perspectivas da educação científica CTS no Brasil, contribui para a seleção de elementos a serem priorizados em práticas escolares.

Biografia do Autor

Roseline Beatriz Strieder, Universidade de Brasília

É licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Ciências/Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. É professora do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília. Possui interesse por temáticas associadas à CTS, Abordagem Temática Freireana, dentre outras.

Maria Regina Dubeux Kawamura, Universidade de São Paulo

É professora do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Possui interesse por temáticas associadas à CTS, meio ambiente, divulgação científica, dentre outras.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos