The chemistry textbooks and the resistance to change the style of thinking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p173

Abstract

This article aims to develop an epistemological reflection about the process for selection of the Chemistry textbooks distributed for the National Program of the Didactic Textbooks. The goal of this study was to demonstrate the existence of a pattern for the choice of this material. The research, of exploratory nature, checked the data supplied by Ministry of Education and confronted the percent of participating schools with the most chosen textbooks, the description of each book with the view for books provided for the process of 2008 to 2015, aiming at revealing the existence of a tendency for maintenance of the style of thinking, to which teachers are bound and has already been strengthened for many couplings, strengthened through the professional formation. This shows that the choice does not always serve reality’s needs of students, but to the concepts of   teaching present in the practice for each teacher.

Author Biographies

Tiago Franceschini da Rosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Av. Sete de Setembro, 3165 – Bairro Rebouças – Curitiba – PR. Possui graduação de licenciatura em Química pela Universidade Paranaense (2008) e especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Atualmente é Professor de Ensino Médio do Governo do Estado do Paraná e Professor Analista da rede de ensino Colégio SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus de Curitiba).

Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Av. Sete de Setembro, 3165 – Bairro Rebouças – Curitiba – PR. Possui doutorado e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC), especialização em TIC na Educação (PUC-RJ), especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR), graduação em Química Licenciatura (UFPR) e graduação em Química Industrial (PUC-PR). Atualmente é docente Adjunto pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR) e docente permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Editor da Revista ACTIO: Docência em Ciências desde 2016. Tem experiência na área de Química no Ensino Superior, Médio e Ciências do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e permanente de professores, educação científica, ensino na perspectiva de Paulo Freire, avaliação, educação de jovens e adultos (EJA), epistemologia, história e filosofia da ciência, tecnologias da informação e da comunicação (TIC), educação a distância, ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Published

2018-05-21

Issue

Section

Artigos