Forma, literatura e narrativa ficcional na busca por comunicar: possibilidades para as pesquisas em Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p107

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar compreensões sobre as possibilidades e potencialidades da mobilização de narrativas ficcionais nas (e para as) pesquisas em Educação Matemática, mostrando como essas narrativas atravessaram nossos movimentos de pesquisas, potencializando levantar problematizações e pensar teorizações tanto quanto possibilitaram refletir e materializar uma forma de escrita que comunicasse na mesma medida do que se tentava comunicar textualmente. Para isso, analisaremos as compreensões que um grupo de pesquisa defende e exercita sobre a estética científica, as formas de apresentação dos trabalhos, e os modos como as artes, notadamente a literatura, podem estar presentes visceralmente em pesquisas na Educação Matemática, tomando como exemplo um exercício de escrita de uma narrativa (ficcional).

Biografia do Autor

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), mestre (2012) e doutor (2017) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, câmpus de Rio Claro), com período sanduíche realizado na Universidade de Lisboa (2015). Atualmente, é professor da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino – UERN/UFERSA/IFRN), e membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (Ghoem) e do Grupo de Estudos do Pensamento Complexo (Gecom). Atua na Educação, principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de matemática e pesquisas na interface História da Educação Matemática, Ensino de Matemática e Formação de Subjetividades. Principais interesses de pesquisa: Metodologia de Pesquisa; Formação de Professores (de Matemática); Sujeitos e Subjetividades; História, Memória e Narrativas; História Oral e Educação Matemática; Cultura escolar e ensino de Matemática.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática