Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano

Autores

  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Maria Júlia Corazza Universidade Estadual de Maringá
  • Graça Simões de Carvalho Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p139

Resumo

Este estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná – UNIOESTE/Cascavel. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Paraná – UNIOESTE.  Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Paraná – UNIOESTE. Professora adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Santa Helena. Integrante do Grupo de Pesquisa “Educação em Ciências e Biologia - GECIBIO” (Unioeste) e Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências – GPENCI (UTFPR).

Contato: emschneider@utfpr.edu.br

Maria Júlia Corazza, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Doutora em Ciências Biológicas, área de concentração em Genética,  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É professora associada do departamento de Biologia  e  faz parte do quadro docente e de pesquisadores orientadores do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática  da Universidade Estadual de Maringá, desenvolvendo investigações na área de Educação em Ciências nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de professores; História, Epistemologia e Ética da Ciência.

Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho

Professora Catedrática da Universidade do Minho, Portugal, e Diretora do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança; Unidade 317 da FCT). É Licenciada em Biologia (Universidade de Coimbra), tem o grau de mestre em imunologia (Universidade de Cambridge, UK) e em Educação e Promoção da Saúde (King’s College London, UK), tem o doutoramento em Biologia (Universidade de Aveiro) e o título de Agregado na área de Educação para a Saúde (Universidade do Minho). Tem desenvolvido investigação e formação pós-graduada em Saúde Infantil, em Educação e Promoção da Saúde e em Didática da Biologia. Em2017 aUniversidade de Lyon-1, França, atribuiu-lhe o título de “Doutor Honoris Causa”; e em 2019 o programa Ciência Viva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Portugal, homenageou-a no âmbito do livro "Mulheres na Ciência".

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2019-11-29

Edição

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Artigos