Pesquisas brasileiras sobre geometria: contribuições da perspectiva histórico-cultural.

Autores

  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p215

Resumo

O artigo apresenta um levantamento de pesquisas envolvendo conteúdos de geometria pela perspectiva Histórico-Cultural, buscando compreender como organizam o conhecimento geométrico e identificar se apresentam uma discussão sobre o movimento lógico-histórico do conceito abordado. Realizadas as leituras, caracterizamos as pesquisas quanto ao foco de abordagem. Procedeu-se a um levantamento bibliográfico de cunho qualitativo que investigou 16 dissertações e 6 teses entre 2006 e 2017. Constatou-se que a maioria aborda conceitos geométricos com alunos da educação básica e as que envolvem análise de documentos e discussão conceitual apresentam propostas para o ensino de geometria. As pesquisas sobre formações de professores indicam que ações envolvendo a Teoria da Atividade e o movimento lógico-histórico dos conceitos geométricos contribuem para a apropriação dos conceitos e as atividades de ensino. Defende-se a necessidade de outras pesquisas, para propor ações envolvendo ensino de geometria com uma abordagem pautada na perspectiva histórico-cultural e no movimento lógico-histórico do conceito.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Ifes - Campus Vitória - atuando na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Possui graduação em Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação, todos pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Lidera o Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática – Grupem, é vice-líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (GEEM-ES) e, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Bolsista pesquisador capixaba - FAPES.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM atuando na Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF e no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, mestrado em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro, doutorado em Educação pela USP e estágio pós-doutoral pela USP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).

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Publicado

2019-11-29

Edição

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Artigos