A história da matemática na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Rodrigo Dias Balestri
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo

Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e
analisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.

Biografia do Autor

Rodrigo Dias Balestri

Possui graduação em Matemática (UEL, 2002), Especialização
em Educação Matemática (UEL, 2006) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2008) pela Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

É licenciada em Matemática (UNESP/PP, 1988), mestre em Educação Matemática (UNESP/RC, 1997), e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática. Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 02/2008 a 12/2008, na área de Formação de Professores. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2010-05-01

Edição

Seção

Artigos