Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque ciência, tecnologia e sociedade: possíveis aproximações

Autores

  • Priscila Franco Binatto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Daisi Teresinha Chapani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Ana Cristina Santos Duarte Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p131

Resumo

O objetivo desse ensaio é discutir a orientação dos pressupostos teóricos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a formação reflexiva de professores, visando identificar aproximações entre essas correntes teóricas, bem como as possíveis contribuições para a formação de professores de Ciências. Assim, iniciamos apresentando brevemente algumas abordagens do enfoque CTS no ensino, bem como as diferentes tradições do conceito de reflexão na formação de professores, estabelecendo relações entre essas e os modelos de formação docente. Concluímos, apontando aspectos que favorecem aproximações entre o enfoque CTS e a formação reflexiva de professores, como a relevância das dimensões sociais e políticas, a tendência democrática e emancipatória, a relevância dos aspectos conceituais e a prática social.

Biografia do Autor

Priscila Franco Binatto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Licenciada em Ciências Biológicaspelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003) e especialista em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente cursa o mestrado em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação Científicae Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e é professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Tem experiência em ensino de ciências com enfoque CTS, formação de professores e ensino por investigação. 

Daisi Teresinha Chapani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação para Ciências pela UNESP de Bauru. Professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Científicae Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores de Ciências.  Tem experiência na área de Educação, com ênfaseem Políticas Públicas. Desenvolveações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas principalmente à formação de professores de Ciências.

Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Pós-Doutora em Didática das Ciências Experimentais pela Universidad Nacional del Litoral – Argentina (2013). Atualmente é professora Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da área Educação e Prática de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia; educação inclusiva; aprendizagem; educação; diversidade. Docente, pesquisadora do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Científicae Formação de Professores (DCB/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (DS/UESB). Desenvolve e Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação voltados para a formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos