Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Vanessa Cappelle Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danusa Munford Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p123

Resumo

Nesse trabalho investigamos os desenhos produzidos por crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante uma sequência didática sobre adaptação, enfocando o cuidado parental. Assumimos que os desenhos têm um papel importante para a inserção das crianças em práticas de letramento científico e que o engajamento das crianças com a produção dessas representações resulta de sua interação com os pares, professora e objetos de conhecimento. O referencial teórico é baseado em estudos do campo da multimodalidade, semiótica social e letramento científico.  As fontes de dados incluem: observação participante, registro em vídeo, anotações em caderno de campo e coleta de artefatos. Em nossas análises contrastamos os desenhos e os textos escritos, considerando vários aspectos. Os resultados indicam que os desenhos das crianças incorporam formas de representação particularmente valorizadas pela Ciência. Esperamos contribuir para fomentar o debate sobre o potencial dos desenhos para a aprendizagem de conceitos científicos.

 

Biografia do Autor

Vanessa Cappelle, Universidade Federal de Minas Gerais

É licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Educação (Educação em Ciências) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, área de concentração Educação em Ciências, na referida instituição

Danusa Munford, Universidade Federal de Minas Gerais

É graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Educação (Curriculum and Instruction) pela Pennsylvania State University e fez o pós-doutorado na Ohio State University (Teaching and Learning). Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no estudo do discurso em sala de aula e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de ciências nos anos iniciais e argumentação.

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos