A análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação: aspectos de uma caracterização a partir dos trabalhos do GEPEMA

Autores

  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p233

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar considerações a respeito de uma investigação realizada a partir de trabalhos desenvolvidos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação – GEPEMA – acerca da análise da produção escrita em matemática. Com essa investigação, pautada em orientações presentes na Análise de Conteúdo, pode-se obter aspectos de uma caracterização para análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação, ter informações a respeito do que ela é, do que ela possibilita, e das ações para sua realização por parte do professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática também pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Estadual de Londrina e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Coordenadora do GEPEMA. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos