Pangênese e a hereditariedade: uma abordagem histórico-filosófica no ensino fundamental

Autores

  • Priscila do Amaral Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-1645-3250
  • Andréia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p143

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é analisar que elementos sobre a construção da ciência são problematizados por alunos e alunas do oitavo ano do ensino fundamental num estudo histórico-contextual sobre a hereditariedade, a partir da apresentação a hipótese da pangênese, elaborada por Charles Darwin. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de uma intervenção pedagógica baseada na estratégia denominada de três eixos, que busca uma abordagem mais contextual da ciência, apresentando elementos artísticos, técnicos e científicos do período estudado.  A metodologia da pesquisa-ação foi utilizada para a construção da pesquisa e os dados coletados foram analisados a partir do referencial da análise textual discursiva.  Dentre os resultados discutidos, destaca-se que os discentes problematizaram questões contextuais como a escravidão no Brasil. Ao longo da pesquisa foram observados alguns desafios relacionados à inserção de história da ciência no ensino fundamental, à abordagem cultural da ciência, indicando perspectivas de pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Priscila do Amaral, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ. É professora da rede estadual do ensino do Rio de Janeiro desde 2009. É especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes e em Ensino de Ciências pelo Instituto de Bioquímica da UFRJ. Participa do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência no Ensino do CEFET/RJ e é membro associado à ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências) e ao IHPST (International History, Philosophy and Science Teaching Group).

Andréia Guerra, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Licenciada em Física e doutora em História da Ciência na Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. É professora do CEFET/RJ, onde atua no programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) e é uma das coordenadoras do grupo de História da Ciência e Ensino dessa instituição. É coautora das coleções Breve História da Ciência Moderna (Editora Zahar) e Ciência no Tempo (Editora Atual). É editora adjunta da área de História da Ciência e Ensino do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. É membro da ABRAPEC, da SBHC, da SBF, da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), da European Science Education Research Association (ESERA) e do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST). Trabalhou na organização de eventos nacionais como Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física e como chair do International History, Philosophy and Science Teaching Group Conference (2015) - Rio de Janeiro. Atuação de pesquisa: história, filosofia e sociologia da ciência, ensino de ciências e formação de professores. Trabalha com difusão de ciência e tecnologia.

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Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos