Desencanto, abandono e escassez: o desafio da formação de professores de matemática

Autores

  • Lélia de Oliveira Cruz Centro de Estudos Superiores de Caxias - Universidade Estadual do Maranhão
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p239

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa que investiga a opinião dos egressos de uma universidade pública do Maranhão, que, no momento, não exercem a docência, por opção própria. Fato este que traz para o campo profissional a escassez de professores para atender a demanda da Educação Básica. Problemática que desafia tanto os cursos de formação de professor quanto às autoridades educacionais na busca de ação/resposta, no sentido de despertar nos discentes (licenciandos) o desejo de assumir e permanecer na docência. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que foi respondido por 73,17% dos licenciandos que cursavam os últimos períodos em 2014, e haviam cursado a disciplina Estágio Supervisionado. Os dados coletados apontaram para a necessidade da construção de competências que conferissem aos futuros professores, autonomia e segurança para enfrentar o confronto com as situações reais do exercício profissional e assim assumir e permanecer na docência.

 

Biografia do Autor

Lélia de Oliveira Cruz, Centro de Estudos Superiores de Caxias - Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (1988), graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), mestrado em Ciências da Educação pelo convênio UEMA/IPLAC - Universidade Estadual do Maranhão/Instituto Pedagógico Latinoamericano Y Caribeño (1999) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é Professora-Assistente IV da Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Caxias. Cursando doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2013 - 2017). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Educação Básica e Formação de professores.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Porto Alegrense (1974) e doutorado em Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no Mestrado e Doutorado. Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Estatística, Ensino Médio, Estatística e Educação Matemática.

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Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos